FAPS - junho 2019 - Alexander Cobbinah

FAPS – Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas
Sexta-feira, 28/06/2019, 14h00, Prédio de Letras USP, sala 266.

Sistemas de classificação nominal nas línguas africanas e semântica

por Alexander Yao Cobbinah (DL-FFLCH-USP)

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
Alexander Cobbinah |

A maioria das línguas africanas organiza seus substantivos em categorias morfossintáticas chamadas de gêneros ou classes nominais, que em muitos casos marcam, além de gênero, outras categorias como número, animacidade e pertencimento a vários campos semânticos. Os fenômenos sintáticos dessas classes, tal como a concordância com verbos, assim como com adjetivos, pronomes e outros elementos atributivos dentro da frase nominal são bem estudados, sobretudo nas línguas bantas. Por outro lado, os sistemas de classificação nominal de línguas de outras famílias linguísticas africanas ainda permanecem menos pesquisados, embora as línguas atlânticas, Gur, Adamawa e demais tenham sistemas desse tipo tão complexos quanto os das línguas bantu. Esta fala se concentrará em aspectos semânticos da classificação nominal. Tanto a repartição dos substantivos nas respectivas classes, quanto o uso das classes na derivação, são orientados por traços semânticos, porém a temática é objeto de controvérsias. Além de apresentar uma panorâmica das várias abordagens, exporemos material linguístico, sobretudo de línguas atlânticas, que demonstra a relevância de fatores semânticos nas quais as classes nominais se baseiam. Também será discutida a relação entre as raízes lexicais e os afixos de classe, relação comumente considerada flexional, mas que tem caraterísticas derivacionais e até composicionais.

alex_cobbinahAlexander Yao Cobbinah estudou Linguística Geral e Linguística Africana nas universidades de Colônia e SOAS/Londres, com ênfase nas línguas da África ocidental, tal como Bambara, Baïnounk e várias línguas ditas crioulas de base portuguesa. Desde 2009, conduziu pesquisas de campo no Senegal e em Cabo Verde, em vários projetos de descrição e documentação. As temáticas abordadas por suas pesquisas incluem a classificação nominal, a estrutura argumental e o multilinguismo. Em 2018, Alexander integrou o quadro docente do Departamento de Linguística da FFLCH-USP como professor doutor, atuando na linha de pesquisa de Linguística Africana.

Sexta-feira, 28 de junho de 2019
Prédio de Letras USP, sala 266
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

O encontro é aberto a todos os interessados. Não é necessário inscrever-se previamente.