FAPS - novembro 2019 - Waldir Beividas

Sexta-feira, 29/11/2019, 14h00, Prédio de Letras USP, sala 171

A Semiótica como epistemologia discursiva e o conceito de semiocepção

por Waldir Beividas (DL-FFLCH-USP)

| Gravação da palestra em áudio mp3, by Ges-Usp Media, Inc.™  |    new!
| Waldir Beividas - parte 1 | Waldir Beividas - parte 2 |

Apresento nesse FAPS os resultados de pesquisa que culminou em tese de livre-docência (2015), publicada em francês (La sémiologie de Saussure et la sémiotique de Greimas comme épistémologie discursive : une troisième voie pour la connaissance, Lambert-Lucas, 2017), e em vias de publicação em português (2019). Estes se resumem nos seguintes pontos: (i) a semiologia de Saussure e a semiótica de Greimas constituem verdadeira epistemologia (discursiva), como via de conhecimento do mundo pelo homem; (ii) a semiocepção executa a tarefa.

waldir_beividasUm dos coordenadores do Grupo de Estudos Semióticos da USP, Waldir Beividas possui graduação em Línguas Neolatinas Português e Francês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1973), mestrado em Letras: Linguística, pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (1992). Obteve Pós-doutoramento na EHESS - École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris-França) em 1999; fez também um novo estágio pós-doutoral, durante o ano letivo 2016-2017, na Università degli Studi di Bologna (Itália). Foi Professor Adjunto da UFRJ no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica de 1993 a 2003. Deste ano até 2006 foi Professor Colaborador do mesmo Programa. Atualmente é Professor Livre-docente no Departamento de Linguística da USP (Graduação e Pós-Graduação). Sua pesquisa se situa na interface entre Linguística, Semiótica e Psicanálise. Com Eliane Soares de Lima, organizou para a revista Estudos Semióticos um dossiê contendo 35 artigos em homenagem ao centenário de nascimento de Greimas (2017). Suas principais publicações em livro são: (a) Inconsciente et verbum. Psicanálise, semiótica, ciência, estrutura. São Paulo: Humanitas, 2000, reprint 2002; (b) Inconsciente & Sentido. Ensaios de Interface. Psicanálise, Linguística, Semiótica. São Paulo: AnnaBlume, 2009; (c) Semióticas Sincréticas: posições. Estudos da linguagem do cinema. São Paulo: AnnaBlume, 2015; (d) Cem anos com Saussure, Tomos 1 e 2. São Paulo: AnnaBlume, 2016 (org., em colaboração com Sémir Badir e Ivã Carlos Lopes); (e) La Sémiologie de Saussure et la sémiotique de Greimas comme épistémologie discursive. Une troisième voie pour la connaissance. Limoges: Lambert-Lucas, 2017.

Sexta-feira, 29 de novembro de 2019
Prédio de Letras USP, sala 171
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária – São Paulo - SP

O encontro é aberto a todos os interessados na palestra. Não é necessário inscrever-se previamente.